11 de fevereiro de 2016

Casa Branca e Kremlin interessados no Linux


Essa semana parece que todo mundo combinou: 2016 será o ano do Linux! Os governos estadunidense e russo declaram o interesse em usar o pinguim, não só em cima da geladeira, mas também nos computadores e servidores.

Será que agora vai?


Enquanto o Obama está interessado nas maravilhas do Linux, Putin está na independência tecnológica (e da espionagem).

Obama




Esses dias o Casa Branca, através do Plano de Ação Nacional de Cibersegurança, anunciou uma parceria com a Linux Foundation para implantação de software livres, protocolos, padrões etc e tal.

Os EUA gostam do Linux. A NSA inclusive já colaborou com o Security-Enhanced Linux (SELinux) que é usado por várias distros (como Red Hat, Debian etc) e inclusive pelo Android. Sim, o teu Galaxy Pocket tem o "Selo NSA de Confiança". Ainda bem que o meu openSUSE usa o AppArmor em vez do SELinux (mas no fundo não precisa ter tanto medo disso).

Putin



Já o Kremlin, conforme uma entrevista do Bloomberg ao consultor nacional German Klimenko (sei lá como se traduz essa p*rra ae), a ideia é taxar mais a Apple e Google e tentar banir a Microsoft (por "causa" dessas tretas de telemetria), mas de fato é para forçar a galerinha a usar serviços como Mail.ru e Yandex (o Google dos commies). Também afirmou que inevitavelmente irão migrar para o Linux e 22 mil municípios estão prontos para a ação.

Nada foi dito a respeito de distros etc. Mas já dá para imaginar que será Debian e Ubuntu (que a NASA usa) ou até mesmo o RHEL (já que são brothers do governo americano mesmo). Já pelo lado russo temos o linux da ROSA  (que é uma tentativa de ser um Red Hat/SUSE russo) com produtos com suporte técnico:


E até o Kim Ping-Pong




Até a Best Korea tem seu linux, o Red Star 3.0 (conheça e saiba como instalar), que roubou o Fedora, vários softwares livres e até a interface Aqua do OS X:


E o Brasil? Bem, por enquanto só o Exército Brasileiro tentou usar o Debian. Temos até um Portal Software Livre que está tão parado que literalmente tem foco da dengue.

Até os porcos capitalistas e os comunistas subversivos vão adotar o Linux. E você aí, não sabe nem como listar um diretório no MS-DOS.

Não fique aí parado, instale agora mesmo o Linux em uma máquina virtual para conhecer e aprender um pouco e para acessar aquele pendrive da tia cheio de vírus para salvar as fotos da prima gostosa (sim, dá para acessar pendrives pela máquina virtual).