13 de fevereiro de 2016

Vou abandonar o Windows Phone


Como a maioria, eu uso o Windows. Comecei usando o PC do meu pai com Windows 3.11, depois ele atualizou para o Windows 95. Depois ganhei o meu já com o Windows 98. Eu era o nerd da família e da turma, então assim que saiu o Windows 2000 com o maravilhoso kernel NT, já tratei logo de baixar o Windows 2000 Advanced Server Jack Sparrow Edition. Não lembro como, mas foi a única versão do 2000 que eu achei, então foi ele mesmo. Aí até cheguei a brincar em hospedar páginas e tal. Nessa mesma época eu me aventurei com o linux, Slackware. Só Deus sabe como eu instalei essa p*rra,

Com a chegada do Windows XP eu acabei largando o Linux. Já com o Windows 7 Ultimate JS Edition foi quando comecei essa parada ae de ecossistema e blablabla.



Foi nessa época que eu conheci essas paradas ae de Metro UI através do software Zune e usei o RainMeter para meio que deixar parecido.

Era Windows no PC, Android no celular e iOS no tablet. Essa era e ainda é uma das melhores combinações considerando variedade e qualidade de apps.


Usava um widget de texto minimalista para exibir exatamente o que eu precisava: meteorologia e informações da bateria (tinha que ficar constantemente monitorando a carga e a temperatura, porque ficava direto no Sol).

Como eu gostava e ainda gosto de minimalismo, e o Android é extremamente customizável, apesar dos Androids Eclair e Froyo srem mais feios que o Jairo chupando manga, deu para ficar bonito. E, na boa, meu Android de 2011 é mais bonito que a maioria das screenshots que eu vejo por aí.

Basicamente era ligações, contatos, calendário e o Google Talk (para falar com a falecida).

No Windows eu usava o Chrome, no Android era o navegador padrão (não havia o Chrome) e no iPad era o Safari. Ou seja, bosta nenhuma sincronizava os browsers.

Eu usava o Gmail no celular e no tablet. No PC era apenas web, porque o eu não sabia configurar (ou acho que nem dava) o CardDav e CalDAV no Outlook Express.

O mensageiro eu usava o finado Google Talk, que só tinha para o PC e para o celular, não usava no tablet. Tinha que usar o iMessage. De novo, os mensageiros não eram todos "cross-platform".

Aí então passei a usar melhor os serviços da Microsoft, como o finado LiveMesh (que deu lugar ao SkyDrive que virou Onedrive) para backup, voltei a usar o Skype porque tinha tanto para PC quanto Android e para o iOS, então podia usar o mesmo mensageiro nos 3 devices.

Voltei a usar o Hotmail, que virou Outlook.com, porque o Exchange ActiveSync funcionava tanto no PC quanto no Android e no iOS. Então finalmente eu tinha meus contatos e calendário sincronizados entre os 3 devices.

Então meu uso era basicamente isso: emails, contatos, calendário e mensageiro. A Microsoft me atendia. Quando meu Motorola Milestone 1 (considera um iphone killer) veio a óbito, resolvi dar uma chance ao Windows Phone 8 (eu já estava de olho na versão 7.5) e peguei um Lumia.

Foi amor à primeira vista. Tudo sincronizado, interface minimalista e toda preta (sim, adoro uma tela preta), Metro UI e os carai a 4. O mapa offline da Nokia então? Me salvou várias vezes.

Não tenho um printscreen da época, mas era mais ou menos assim (depois que liberou mais live tiles e live folders na startscreen:


Com a tela ClearBlack parece que as coisas flutuam. Olhando assim é meio jegue, mas quando está com o celular nas mãos, aquela tela levemente curvada, com o fundo preto se confundindo com o resto do celular, é incrível.


Foi aí então que veio o Satya Nadella e esse papo de Cloud First, Mobile First. A Microsoft passou a investir mais ainda seus serviços e produtos no iOS e Android.

Eu já havia abandonado o Android, mas meu iPad de 2012 continua aqui firme e forte, recebendo updates do sistema.

Vejam só: agora eu uso o Skype (além do Telegram, claro) no iOS melhor que no próprio Windows Phone 8.1. Eu testei no Windows 10 Mobile e achei incrível a integração com o sistema (com o Messaging, junto com SMS)


Muita gente diz que no Skype é melhor no iOS (eu uso no iPad) e realmente é mais "bonito". Mas como eu sou hétero, gosto de coisas práticas. O Messaging (com Skype) do Windows 10 Mobile eu achei fantástico, perfeito para minhas necessidades, principalmente com os atalhos à esquerda. Não precisa sair do chat, ir para a lista e conversas e abrir outra.

O Nadella comprou o Sunrise, renomeou para Outlook.com e colocou mais funções. Ou seja, além do iOS aceitar nativamente o Exchange ActiveSync para usar com os apps nativos, agora posso usar o app da própria Microsoft.

Não satisfeita, até o OneDrive para o iOS é incrível. E os Office então? Eu usava o WPS no iPad para controlar minhas horas de voo, mas agora posso abrir diretamente pelo Excel. Mano, Excel no iPad.

Agora tudo que eu tenho no PC (windows) eu também tenho no celular (windows phone) e tenho no tablet (iOS).

Mas Raposão, e o Linux?

No Linux eu acabo usando via web, tanto o Outlook quando o OneDrive e Skype. Tem até Skype para linux, mas eu prefiro a versão dentro do Outlook mesmo.  Como também uso o Whatsapp Web, quando estou no Linux eu praticamente vivo no Firefox.

Porra Natella, você trouxe tudo até para a Web no novo Outlook.com?? Posso usar tudo o que preciso dentro de um navegador em qualquer sistema?


Mas eu cansei. Não digo nem pelos apps, porque tudo o que eu uso tem para o WP, Android e iOS. Na verdade o único app que eu sinto falta é o Periscope, mas é mais pela tosquice de ver protestos, manifestações, eventos etc. Então tenho que assistir pelo iPad (até que não é ruim, é maior, bateria dura mais etc).

Eu cheguei a tentar voltar para o Android usando o Galaxy S5. Apesar de ser Samsung, nem vi tanto problema no TouchWiz. Nem pela falta dos meus aplicativos, já que a Microsoft investe no Android, então tudo o que eu uso tem lá. Pensei bem e, pela falta de atualizações, não vai me atender.

Como tenho o iPad, estou pensando em migrar para o iPhone. Vou esperar o lançamento do iPhone 7 porque aí o preço do iPhone 6S vai baixar e então vou poder comprar um iPhone 6 usado no Mercado Livre. Como vai ter todos os apps que eu uso nele, acho que não vou sentir falta. Talvez eu sinta falta da estabilização ótica da câmera, já que eu gosto de tirar fotos aleatórias por aí. Meu medo é fazer igual o Tim Cook e tirar uma foto bosta e ter aquele momento mágico registrado com uma foto bosta.

Então eu teria que comprar o iPhone 6 Plus, que é o mais barato com OIS. Vou pagar R$ 3.500 em um celular para fazer exatamente as mesmas coisas e rodar os mesmos apps que eu faço com o meu Lumia de 2013 que paguei 800 reais. Já decidi.

Quero agradecer a todos por essa dica e vou abandonar o Windows Phone. Só não sei quando ainda.