13 de fevereiro de 2016

KDE lança novo Frameworks 5.19



Estava eu, sabadão, esperando a digníssima vir me visitar, navegando na internet usando o Linux e rodando o KDE e quando, de repente, sobre um pop-up avisando de atualizações. Abro a parada e fico surpreso: 240 atualizações.

Aqui na máquina virtual eu uso a versão Leap do openSUSE para testar o KDE. Não é igual o Tumbleweed que toda hora aparecem centenas de atualizações por ser rolling release. Aí eu lembrei que uso os repositórios do KDE para ter a última versão. Mas carai, 240 atualizações do KDE? NÃO PODE CE™!



Já fui direto para o site do KDE e lá vi que acabaram de lançar o KDE Frameworks 5.19. Achei interessante, mesmo não sendo uma distro rolling release e apenas usando os repositórios do KDE (hospedado no próprio download.opensuse.org), o bagulho já veio na hora! Chupa essa, KDE Neon!

Alias, para quem usa o Leap e queira usar a última versão do KDE e seu frameworks, apps, extras e Qt:

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Frameworks5/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_Frameworks5

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Applications/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_applications

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Extra/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_extra

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Qt5/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_Qt5

E depois atualizar a porra toda:

# zypper up

Aí só rezar.

Pelo que eu entendi, são atualizações mensais. 

Resumindo as principais mudanças:

Attica
Ícones Breeze
Módulos Extra do CMake
KActivities
KAuth
KCMUtils
KCompletion
KConfigWidgets
KCrash
KDeclarative
KDED
KDELibs 4 Support
KFileMetaData
KGlobalAccel
KDE GUI Addons
KHTML
KI18n
KImageFormats
KInit
KIO
KItemModels
KJobWidgets
Package Framework
KParts
KTextEditor
KWallet Framework
KWidgetsAddons
KWindowSystem
KXMLGUI
NetworkManagerQt
Oxygen Icons
Plasma Framework

Ou leia a porra do anúncio para saber mais.

Apesar do KDE ser o novo Windows (BAIÃO), eu ainda uso o Gnome no meu linux principal.