19 de fevereiro de 2016

Morre, Diabo!


Windows Phone é o novo Flash, se recusa a morrer. Todo ano é a morte dele. Mas será que 2016 será o ano da morte do WP?

Os Lumias vendiam relativamente bem no Brasil e alguns outros poucos países porque era barato, havia boas opções custo-benefício, vários modelos (não tanto quanto os da Samsung). Então parecia que agora ia!

Ninguém compra aquilo que não é vendido, isso é óbvio mas parece que a Microsoft não sabe. Cometeu o mesmo erro da Blackberry: simplesmente não disponibilizava novos celulares.


A linha x3x era completa e vendia em vários países. A linha x4x já sofreu redução nos modelos (não foram lançados os 74x, 84x e 94x). A linha atual morreu, a x5x. Lançaram 2 aparelhos e o último, 650, será literalmente o último.

Quem tem um celular top só troca por outro top. Quem tinha um 92x trocou por um 93x. Quem tinha um 93x se fodeu, ou esperou muito tempo pelo 95x ou acabou indo para um iPhone 6 ou Galaxy 6. Quem tinha um Lumia mid ou low e queria um celular melhor, mesma coisa. 

Acredito que a estratégia da Microsoft foi reduzir a linha Lumia (ou até mesmo acabá-la) justamente para atrair as OEMs e não criar uma rivalidade com elas (acho que isso também foi levado em consideração com a Google/Motorola, apesar das patentes).

O que aconteceu? Se não tem celular pra comprar, ninguém compra e o marketshare cai. Segundo a Gartner:


Uma queda de 2,8% para o 1,1% é tecnicamente um Blackberry. O único que ganhou mercado foi o iOS.

A volta dos Mortos Vivos


A Microsft havia apostado nas OEMs mas elas também demoraram para entregar novos aparelhos. A Acer lançou um excelente aparelho, tão bom que é caríssimo:


Depois a Vaio, também com um excelente hardware:


E o monstruoso HP Elite X3 com 5,96", Quad HD, SnapDragon 820, 4GB de RAM, leitor de íris e de impressão digital:


Há vários outros com mais humildes, mas a maioria é de mercados locais. Mesmo esses aí da Sony, Acer e HP, pelo hardware caríssimo, dificilmente vai se popularizar como os primeiros Lumias.

Há rumores de um HTC One M10, rodando W10M. Mas a HTC já abandonou vários países, inclusive o Brasil. Como a HTC já havia lançado um WP 8.1, então é provável que seja verdade:


Ainda conforme o Evan, essa seria a foto dele vazada:


Achei meio esquisito não ter o famoso logotipo da HTC. Enfim.

Acredito que a Microsoft apostou tanto nas OEMs que tomou no meio do c*. Esses celulares high-end jamais terão um alcance global como os Lumias 9xx e quem queria um W10M já partiu para o iOS. Dificilmente quem abandonou a plataforma no final de 2015 vai voltar agora em 2016.

Eu mesmo, se por algum motivo tivesse que trocar de celular, eu pegaria um iPhone. Não vou trocar um Lumia 925 por um Lumia 550. O Lumia 930 já é "velho" e o Lumia 950 virá arregaçando por causa do dolar e a mudança da Lei do Bem. Se for pra pagar uma fortuna é melhor pegar um iPhone no exterior.

E ainda há rumores de um Surface Phone, mas é a mesma coisa, será extremamente potente e caríssimo.

Morre, diabo!