8 de junho de 2017

O melhor atalho do Windows de todos os tempos


Há um recurso mágico no Windows que ninguém usa que mas todos deveriam. Irei ensinar esse precioso recurso escondido que irá aumentar a sua produtividade em 1.963%.

Sempre gostei de minimalismo. Como diria Lispector Bugiganga, a simplicidade é o último grau da sofisticação. O problema é que às vezes pode tirar um pouco da produtividade, principalmente se tratando de computadores, tablets, celulares etc.

Nas versões anteriores do Windows, era possível criar um painel, toolbar, (a lá gnome) superior ou laterais com atalhos. Era muito prático, bastava deixa oculto, para não ficar poluído, e passar o mouse para abrir um app. Mais ou menos como o dock no macOS, Linux etc. Se eu não me engano desde o Windows 7 não era mais possível fazer isso.


Microsoft, para variar, resolveu tirar esse maravilhoso recurso. Sim, você pode configurar a barra de tarefas para ícones pequenos, porém eles ficam agrupados, ou seja, se tiver duas janelas abertas, você terá que passar o mouse, ver qual é e depois clicar. Diferente do não agrupado que você já bate o olho e vai direto. Eu prefiso assim, como se a barra de tarefas fosse "abas".

Agora as toolbars não podem ser movidas para o topo ou laterais, elas ficam fixas na barra de tarefas. Mas mesmo assim ainda o melhor recursos de todos ainda está disponível

Para usar, basta criar uma pasta em qualquer lugar e colocar arquivos ou atalhos, depois clicar com o botão da direita na barra de tarefas, barras de ferramentas e nova. Depois, escolher a pasta com os atalhos, documentos etc:



É útil se você utiliza vários documentos. Aplicativos já seria meio inútil, pois é mais fácil deixar no menu iniciar ou na própria barra de tarefas. Sem a barra mesmo eu acho bem inútil.

Mas aí vem a cereja do bolo, que é escolher o desktop:


Aparentemente é um atalho sem nada demais... mas aquilo substitui quase tudo.

Sabe quando você está trabalham em tela cheia (tipo Word) e usa o desktop como uma área de trabalho (oh)? Então tem arquivos de imagens etc. Aí na hora de pegar o arquivo e anexar ao que você está trabalho, o que você faz? Vai no menu do programa, clica em inserir, depois clicar em anexar, depois navega té o desktop, seleciona o arquivo.... nisso passou uma eternidade.

Quando você quer configurar algo, clica no menu iniciar... painel de controle... programas... desinstalar... e mais uma eternidade.

Sabe quando sua tia usa o PC e vai pesquisar no Google, então ela abre o navegador, clica na barra de endereço, digita www.google.com.br... entra no site, clica no campo um termo sem aspas... pega o mouse... aponta para a barra de rolagem.... vai descendo... Em vez de digitar diretamente na barra de endereço, usar aspas (para melhorar o resultado) e usa a rodinha do mouse? Então. Você é o gladiador usuário tia do terceiro milênio com essa lerdeza.


Claro, você pode abertar winkey e digitar o nome, também muito prático. Mas como eu tenho dislexia, quase sempre esqueço o nome das coisas. Com um clique e arrastando o mouse eu vou vendo tudo que tem. Desde o painel de controle até lixeira, meu pc, arquivos no OneDrive etc.

Além disso, uma das coisas mais importantes, é pode arrastar o que está no desktop ou em qualquer outra pasta diretamente para o programa que você está usando:


É muito prático para anexar documentos, abrir bastas (basta dar dois cliques) etc. Quando você se acostuma, já era. Quando vou usar o Linux ou macOS eu sinto muita falta disso. Até pode ter algo parecido, mas dessa forma, não tem. O único problema é usando o touchpad... aquela porra da setinha é foda de acertar.

Saporra deveria vir ativada por padrão de tão útil que é.