15 de abril de 2016

Como é fácil trollar sites de notícias


Hoje pela manhã eu vi, num tópico lá do Reddit falando de uma notícia no The Independent que então foi replicado pelo Engadget. Obviamente é replicado por sites lixos como Gizmodo e afins.

Caramba, três sites com domínio próprio, só pode ser verdade! Mas não é bem assim.

Eu estava escrevendo sobre isso mas desisti. Eu achei tudo meio esquisito. A matéria dizia que alguém sem querer usou um comando "rm -rf" e apagou tudo, inclusive quase 1.500 clientes. Quem tem 1.500 clientes e não tem um backup fora do próprio computador é meio esquisito. Ainda mais postando essa história em um fórum qualquer.

Bem, aí meu senso crítico me fez desistir de continuar escrevendo sobre isso.


Então beleza, a vida segue. Resolvi escrever sobre as outras coisas e tal e deixei ele como rascunho mesmo.



Inclusive comentei isso em outra postagem horas depois:


Então o que acontece? Realmente era tudo uma trollagem. Com direito até desculpas pelo Gizmodo:

Sim, trollagen agora virou "hoax" para o Gizmodo. Claro, se tivessem me feito de trouxa eu tamtém tentaria amenizar a situação.

Mas é aquela coisa... quando você é zuado é difícil assumir. Alguns escritores do Gizmodo que tentam participar no Disqus e tentam "ownar" os outros, mas acabam falhando miseravelmente.


Então fica a dica aí, Guilherme, seja mais humilde. Te fizeram de otário e você caiu na trollagem. Assume que foi trouxa e pronto. Acontece.

Alguém vai em algum fórum aberto e posta que fez alguma caga fenomenal e vocês acreditam? Qualquer pessoa que usa Linux sabe que isso é muito esquisito.

Como o Expresso é um blog decente e baseado no jornalismo verdade, vamos aos fatos. 

Primeiro, a maioria das distros não permite um puro e simplesmente "rm -rf /". Vou até usar uma VM para mostrar o que acontece:


Mesmo como root o sistema me avisa que pode dar merda. Mesmo usando -rf que é o modo recursivo (que apaga a porra toda sem questionar).

Para realmente apagar a porra toda, basta digitar "rm -rf /*", ao contrário do "rm -rf" que foi publicado. Já que o Mário (aquele mesmo) me pediu para fazer o teste, então lá vai (obviamente em VM), bora ver o que acontece quando apaga a porra toda:



É isso, já era, não dá nem para bootar nem nada:


Aí eu me pergunto: como alguém que é vive disso, é pago para isso, cai numa merda dessas? Não falo nem do Gizmodo, onde só tem noobs escrevendo, falo do The Independent, do Engadget. Porra, falta um pouco se senso crítico.

É isso aí, amiguinhos. Não acreditem em tudo que leêm, principalmente nesses sites lixo.

E Guilherme: aceite que dó menos.



Bônus: