26 de abril de 2016

Pela primeira vez, iPhone tem queda nas vendas


Quem frequenta o melhor blog brasileiro de tecnologia, sabe que a Apple é muito dependente do iPhone. E pela primeira vez na história da Apple, a venda de iPhones caiu.

É o início do fim?

Fanboys podem falar o que quiserem, mas os números nas demonstrações contábeis das empresas são auditadas e não mentem (Enron, aquele abraço). E o resultado do primeiro trimestre de 2016 não perdoou a maçã mordida. Não apenas o iPhone, mas também a receita. Não li as demonstrações contábeis, apenas li no BGR.

Após 13 anos (coincidência com o PT???), a receita trimestral caiu pela primeira vez. A queda de 13% (não, não estou zuando) no faturamento nesse primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Pode não ser muito, mas em se tratando da empresa do Vale que mais fatura (mais do que várias outras juntas), é muita coisa. Caiu de 58 para 50 bilhões.

O motivo? Como eu falei em posts anteriores, a Apple é muito dependente das vendas de iPhones,. As vendas caíram pela primeira vez na história da empresa. Comparando os períodos, foi de 61 para 51 milhões.

A Apple já esperava resultado parecido, tanto é que investiu naquele lixo de iPhone 5 SE (até que não é lixo, vai, só é overpriced). Obviamente esse resultado fez com que as ações caíssem quase 9%.

As vendas de iPads também caíram, 19%. Já os Macs, caíram 12%. A única coisa que subiu foi a receita com a prestação de serviços, 20%, mas que são irrelevantes, já que as receitas com serviços não passam de 5-10%

Ela está longe de falir, mas essa dependência com 2 produtos (iPhone e iPad) é assustadora. 

Como vocês sabem, eu passei a usar um iPhone. Será que o Raposão realmente é pé frio? Não sabemos.