14 de abril de 2016

Hmmm se pega no olho!


Como dizia SuaVó™ em momentos perigosos: "hmmmmmmmm se pega no olho!". Imagine um trem de pouso acertando bem no seu olho esquerdo. E com uma câmera na frente. E numa velocidade de uns 60kt (~110km/h).

E o mais incrível: alguém te filmando em 360 graus!

Spotter é tipo aquele cara que curte voyeurismo só que com aviões. Quem curte fica o dia todo nos aeroportos e arredores para fotografar aviões etc e tal. Como em qualquer lugar, sempre tem um Joselito, tem lugares perigosos etc e tal. Então quando junta um joselito, na hora errada, no lugar errado e alguém filmando, só pode sair coisa boa.


Um infeliz estava fotografando aviões na final de um dos aeroportos mais perigosos do mundo, na maravilhosa ilha de Saint Barthélemy: o Gustaf 3º (ou Saint-Barth para os íntimos). O que tem de perigoso? Tem um morro perto da cabeceira e a pista tem 650 metros de distância (tá certo que é só para aviões pequenos e médio porte, mas é curta mesmo assim). Só por comparação, o Galeão no Rio tem 4.000 metros . Fica lá no meio do Caribe.


Morro na cabeceira (rajada de vento que pode jogar o avião pra cima e tirando da "rampa de pouso"), pista curta, alta umidade (atrapalha a sustentação), obviamente rola altos acidentes, principalmente de saída de pista.



Mas vamos ao que interessa. Vamos falar do infeliz que quase morreu e foi flagrado em 360 graus.


Um turista querendo dar uma de spotter quase teve a orelha decepada. Mesmo com a placa avisando do perigo, sempre tem uns jumentos. Aquele morro é perfeito para tirar fotos em ângulos incríveis.

Mas o mais legal de tudo é que tinha uma pessoa ao lado dele testando uma câmera 360 graus, filmou e, claro, postou no Facebook:


Obs: se você não está no celular ou tablet (com giroscópio) ou óculos VR, para girar basta clicar e segurar com o botão da esquerda e alterar o ângulo.

Então fica a dica: quando você for viajar para o Caribe e conhecer a ilha de Saint Barthélemy, não faça isso. Pera, você nunca irá para o Caribe mesmo.

Bônus:



Gostou da foto? Mais aqui.