14 de abril de 2016

E aí, cadê sua nuvem agora?


Com essa treta de cortar a Internet fixa após consumir toda a franquia, muita gente tá se preocupando apenas com o Netflix, Youtube e torrents da vida. Mas não vi ninguém falando da merda que vai dar em se tratando de "nuvem".

E agora, vai fazer o que?

Só o fato dos devices estarem ligados já consomem dados. Seja para notificações, seja para buscar atualizações (exceto para você, que usa Android). Mas gasta pouco, né?

Aí você soma com as atualizações em si dos apps. Só o Facebook tem 120 MB na Appstore. Um joguinho bacana tipo o Asphalt 8? Apenas 1,35 GB. Isso só para instalar o app, ainda tem o consumo na hora de usá-lo, principalmente redes sociais. Aquelas fotinhos de "bom dia" do seu grupo da família, os nudes do grupo do trabalho etc.

Todo mundo instala, faz atualizações dos apps e do sistema no WiFi de casa. Até aí, beleza né? Se acabar franquia vai ter que atualizar no WiFi do trabalho, certo?


ARMAZENAMENTO

E quando você quiser ver aquelas fotos bacaninhas que tirou ano passado e está no Google Drive? Ou ler aquele e-mail importante do semestre passado? Ninguém mais cliente de e-mail, é tudo via web.

Deu pau no celular e você precisa do telefone de alguém, mas só está anotado lá nos contatos do Outlook.com. Ou aqueles .PDFs que você deixou no Dropbox e deletou do PC para liberar mais espaço e está precisando agora.


PROCESSAMENTO

Sem contar também com processamento em nuvem, como SIRI, Cortana, Google Now e também jogos e programas mais complexos. E os Software as a Service (SaaS) então? Quando o programa é executado a partir da nuvem. Ou Platform as a Service (PaaS), Database as a Service (DaaS), Infrastruture as a Service (IaaS), SuaMãe™ as a Service (SaaS) e outros "aaS".

E quem usa o Google Apps? Office Online? Quem tem um chromebook está fodido.


ESTUDOS

Quando você quer estudar por conta própria você não compra apostilas ou DVDs com video-aulas. Você compra um pacote e estuda online. Hoje você até pode se graduar via Internet. E agora? Voltaremos a comprar DVDs para estudar? Duolingo, Khan Academy entre outros será só para os brasileiros que são ricos?

Direto eu abro o YouTube para tirar dúvidas sobre pronuncias em Inglês ou algum outro assunto. Esses filhos da puta das operadoras acham que todo mundo fica vendo como zerar algum jogo?



ESTAMOS FODIDOS

Passaram anos nos vendendo a ideia de cloud computing, cloud storage. Agora vem com essa porra toda de cortar o acesso após a franquia.

Brasil é um país de bosta, por isso que eu já esperava isso e sempre mantive um HD externo macetoso para o backup e uso o Thunderbird para baixar os e-mail. Sempre que eu assisto um show ou video bacana no Youtube eu já baixo para assistir outras vezes.

É por essas e outras que eu prefiro celular com microSD, por exemplo. Daqui a pouco as LanParties voltarão pra galera comprar arquivos em rede.

Um resuminho bacana que aquela bosta de site fez: