25 de abril de 2016

Conheça o Open365, a versão genérica do Office365


Fora do mundo mobile os papeis se invertem: todo mundo copia a Microsoft com aplicativos e serviços genéricos que não chegam aos pés e com nomes parecidos. Esse é o caso do Open365, um Office na nuvem misturado com armazenamento e algumas coisinhas.

Apesar do nome, apenas concorre com o Google Docs praticamente. O Office e a nuvem não são o ganha-pão da Microsoft à toa, realmente são os melhores.

O serviço ainda é beta, então apresenta lentidão, alguns bugs, poucos recursos e tal. O público-alvo é pobre que não tem 50 reais para pagar a assinatura mensal do Office 365 Personal (com outlook, word, excel, powerpoint, access e publisher, além de 1TB no OneDrive) e aqueles que não precisam de um pacote de escritório robusto e o LibreOffice dá conta do recado.

Resumindo, o open365 é uma versão do LibreOffice online rodando na nuvem Seafile e com recursos do KDE (que recursos? não sabemos). Oferece 20 GB de armazenamento compartilhando (emails, documentos etc).

Sem mais delongas, vamos conhecer. Primeiro passo é ter um computador. Segundo passo é ter acesso à internet (de preferência sem franquia, já que é nuvem). Terceiro passo é ser alfabetizado. Quarto passado basta acessar o https://www.open365.io.


Na página principal você terá algumas informações e um videozinho explicado a porra toda.


Basta rolar a página para baixo e magicamente aparecerá um campo para você ter acesso antecipado ao serviço, pois como está em beta ainda.


Então basta colocar seu email e cadastrar. Eu tenho uma conta de email falsa só para isso e evitar spams. E spams e gmail combinam.

Aí então é só fazer um breve e simples cadastro.


Após registrar, vai aparecer a opção de baixar o cliente (acredito para acessar offline, eu baixei mas não instalei ainda) e também avisando que poderá baixar para o Android e iOS (em breve).


Como não tenho Android, se alguém quiser testar, basta baixar na Google Play de graça.

Voltando ao open365 na web, após clicar em "AIIIIIIMMMMM REAAAAAADYYY", pronto, você terá uma conta. Basta usar a credencial na página seguinte. Não precisa nem confirmar o cadastro via email (o que é uma bosta).


Como falei, está em beta e pode apresentar alguns problemas. No meu primeiro acesso entrou em looping. Então resolvi tirar prints de todas as mensagens engraçadas que apareceram (e irão gastar 387 KB da sua franquia):






















Se isso acontecer basta recarregar a página. No máximo, logar novamente. Então entrada na página principal do open365, o HUB:


É muito parecido com os serviços em nuvem da Microsoft (outlook.com, office.com, docs.com etc);


Ao apertar o botão waffle (primo do botão hamburguer), vemos alguns serviços. Interessante é o "Mail", será que tenho o email raposao@open365.io agora?

SUMÁRIO


MAIL


E ao escrever um e-mail tem várias funções, como criptografia usando PGP (mas ainda não está funcionando):


E também os genéricos Writer (Word), Calc (Excel) e Impress (PowerPoint):




Também há um genérico para o OneDrive, o File Sync, para várias plataformas (exceto, claro, para o Windows Phone):


Por enquanto eu não testei, mas pretendo testar no Windows, Linux e iOS. Se alguém quiser testar aí no Android e mandar um review de graça, prometo não dar créditos.

A ideia do serviço é muito boa, tem uma interface muito agradável e inclusive usa o tema Breeze do KDE, que muito bonito. Apensar desses ícones estilo Tango, eu acho que não combina muito.

O problema é que ainda é muito instável, bugado etc e tal. Mas acredito que EmBreve™ será um sucesso, mas claro, sem chegar aos pés do Microsoft Office 365. Mais uma alternativa a imperialsta Micorosft e pra quem tem medinho da NSA. Alias, você pode baixar tudo e você mesmo hospedar seu serviço Office em servidores próprios. Esse do post é da eyeOS.




Bônus: